Apodi: Sicramirn apresenta estudo hidrogeológico sobre as áreas de proteção das fontes de água mineral

Apodi: Sicramirn apresenta estudo hidrogeológico sobre as áreas de proteção das fontes de água mineral

Apodi: Sicramirn apresenta estudo hidrogeológico sobre as áreas de proteção das fontes de água mineral

A Câmara Municipal de Apodi promoveu na manhã desta segunda-feira (18), uma plenária com representantes do Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do RN – SICRAMIRN, para apresentação do Reconhecimento Hidrogeológico das áreas de proteção ambiental das fontes de água mineral.

 

“O objetivo é de especificar o estudo da água mineral com base no trabalho admitido da manutenção dos recursos minerais, se estão em conexão com o meio ambiente”, destacou o presidente do sindicato Roberto Serquiz.

 

O último estudo realizado foi no ano de 2008, e agora em 2021 a equipe do SICRAMIRN apresentou esse estudo técnico mais detalhado dos recursos minerais em solo apodiense. O levantamento técnico analisa o estado das áreas de proteção ambiental das concessões de lavras (fontes de água mineral) e oferece informações para melhoria do monitoramento. O estudo analisou as zonas de proteção de poço de água mineral de todo o estado, identificando possíveis intercorrências na área de proteção onde as fontes de água mineral estão localizadas e o contexto urbano no entorno.

 

Como recomendação, o documento aponta a necessidade de que “todos os órgãos da administração pública, principalmente, durante as discussões para revisão/atualização dos Planos Diretores dos municípios e durante as análises dos processos de licenciamento ambiental, devem dialogar com a Agência Nacional de Mineração (ANM) a fim de considerar as zonas de proteção de poço já instituídas”.

 

Segundo Júnior Souza, presidente da Câmara Municipal, “esse estudo precisa estar no centro da agenda dos órgãos reguladores. A conservação dos recursos minerais depende do esforço coletivo entre empresários e gestores públicos, cujo diálogo deve ser permanente”, considera.

 

“Uma reunião muito produtiva, onde foram apresentadas informações técnicas e práticas que são importantes para a avaliação da revisão e atualização do Plano Diretor dos nossos gestores ambientais em benefício da conservação dos recursos minerais do município de Apodi”, destacou o prefeito Alan.

 

Estiveram presente o presidente do Sindicato, Roberto Serquiz, presidente da Câmara, vereador Júnior Souza, vice-prefeito Neílton Diógenes, vereadores, secretários municipais, sociedade civil organizada e empresários do ramo do município de Apodi.

40 visualização(ões)

Ultima visualização: 08/12/2021 03:45

#Legislativo