Câmara de Apodi obtém 1.300 pontos e se aproxima da nota máxima em transparência

Câmara de Apodi obtém 1.300 pontos e se aproxima da nota máxima em transparência

Câmara de Apodi obtém 1.300 pontos e se aproxima da nota máxima em transparência

A Câmara Municipal de Apodi conquistou nota máxima em transparência nos gastos públicos. Avaliado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Portal da Transparência da Casa obteve 1.300 pontos, em monitoramento permanente do Sistema Confúcio.

 

Desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, o Confúcio avalia os 167 municípios do Estado, de forma diária e automatizada. O Portal da Transparência da Câmara de Apodi foi aprovado nos oito quesitos aferidos.

São eles: Saúde do Portal (100 pontos); Qualidade dos Dados (100 pontos); Disponibilidade (100 pontos); Usabilidade (100 pontos); Série Histórica (100 pontos); Qualidade da Despesa (200 pontos); Qualidade do Gasto Público (100 pontos) e Qualidade da Compra Pública (500 pontos).

 

Cada critério é medido de 0 a 100, 200 ou 500 pontos. Ao avaliar a Qualidade do Gasto Público, por exemplo, o Sistema Confúcio considera dados como empenho, pagamento e liquidação. Já a Qualidade da Compra, o detalhamento de informações sobre aquisição de bens ou serviços.

 

O Ministério Público visitou o site no último sábado, dia 14 de agosto às 8h14min.

 

Evolução

 

O presidente da Câmara, Antonio de Souza Maia Júnior, destaca o salto qualitativo da Casa em matéria de transparência, este ano. A média do Legislativo subiu de 260 pontos, em 1º de janeiro de 2021, para o teto de 1.300 pontos a partir de 23 de julho de 2021 – desempenho mantido desde então. Vamos chegar ao topo muito em breve", acrescentou.

 

“Esse resultado é um compromisso da gestão, em um trabalho integrado para melhoria da transparência, que tem prioridade na Câmara”, destaca o vereador, ao parabenizar o empenho dos diversos setores administrativos, responsáveis pela alimentação do Portal da Transparência.

 

Qualquer cidadão pode acessar a página, disponível no site da Câmara: www.apodi.rn.leg.br, no card Portal da Transparência. A página do Sistema Confúcio está disponível em www.confuc.io.gaeco.mprn.mp.br e oferece avaliação de todas as Câmaras e Prefeituras do Estado.

65 visualização(ões)

Ultima visualização: 16/10/2021 17:37

#Legislativo