Resumos da sessão (04/11/2021)

A Câmara Municipal de Apodi realizou a 267ª sessão plenária da 17ª legislatura, nesta quinta-feira (04/11/2021). O presidente Júnior Souza suspendeu a sessão por 10 minutos. Todos os parlamentares entregaram uma MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES – autor JÚNIOR CARLOS – PSB - Ilustre Apodiense JOÃO PAULO FILHO - pelo brilhante trabalho e dedicação como moto taxista no município de Apodi e na região Oeste do Rio Grande do Norte.

MOÇÃO DE PESAR – AUTORES TODOS OS VEREADORES DE APODI – pelo falecimento da senhora MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES (Minota), 76 anos, funcionária aposentada do Hospital regional Hélio Morais Marinho de Apodi – RN, ocorrido recentemente.

Adailton Targino – Agradeço a prefeitura por atender uma solicitação do mandato, que neste exato momento acontecem a instalação do pórtico na entrada do distrito de Soledade, quero registrar que prestigiei a semana evangélica realizada pela Coevap. Destaco também a importância da prática esportiva, sobretudo da juventude.

Carlinhos de Dandão - Relato sobre a situação difícil que estamos vivenciando na chapada do Apodi com as queimadas. Minha solidariedade aos proprietários que perderam seus rebanhos com as queimadas. Solicito ao poder público que interceda pelos moradores mais apoio com caminhões pipa, sabemos que somente o carro da defesa civil não é suficiente. Solicito novas luminárias para ruas do distrito de Soledade, assim como piçarra para recuperar as estradas vicinais ao poder público municipal.

Filipe Gustavo - Destaco a importância da Van da Assistência, que hoje se encontra estacionada em frente à sede do GASPEC, agora a secretaria pode ampliar os serviços, inclusive se deslocando até a zona rural. Apodi chega a marca de 80% da população imunizada com a primeira dose contra COVID-19 (28.727 pessoas). 66% com as duas doses (24.030) e 7% com as 3 doses (2.714). Estive na comunidade Vertente e presenciei a alegria dos moradores com a instalação do novo poço.

Gilvan Alves - Deixo minha solidariedade a família da Senhora Maria da Conceição Alves (Dona Ceição), mãe do secretário de Educação, Elmo Alves, deixo registrado minhas condolências. Destaco os recursos assegurados pelo convênio para construção do Campus da UERN, em Apodi; enquanto que os recursos para o campus central foi totalmente executada. A UERN entrega ofício, que por sinal pressionada pela própria Câmara Municipal de Apodi. Infelizmente os recursos não foram executados e quanto mais passar o tempo esse recurso perde valor. “Vamos questionar a UERN neste sentido”, destacou.

Ângelo de Dagmar - Trago algumas cobranças dos moradores do sítio Caboclo até a Santa Rosa II, saindo pela RN 233 devido à estrada vicinal que necessitam de reparos. Solicito ao secretário Alan Rodrigues a substituição das lâmpadas comum pelas led na comunidade de Poço de Isauro, esse é um pedido dos moradores da comunidade. Sobre a UERN a gente lamenta a não conclusão da construção do Campus em nossa cidade, foi uma luta árdua da classe política, porém sem êxito até o exato momento.

Ednarte Silveira - Parabenizo a gestão municipal pela execução das obras no distrito de Melancias, agradeço ao prefeito Alan Silveira pela pavimentação das ruas do distrito que dão acesso a BR – 405. Quero destacar a cobrança da falta de abastecimento d’água no distrito de Melancias, não é justo esse serviço precário até hoje, visto que a população está pagando pelo serviço, no entanto o serviço não está sendo executado de forma satisfatória.

Railton Diógenes - Início a minha fala direcionada a região da Areia, solicitei a presença do Odontomóvel nos sítios Barra e Ponta II. Sobre as reclamações da Unidade Básica de Saúde (UBS), falei com o coordenador Glauber sobre os equipamentos que estavam quebrados, o mesmo falou que até a próxima semana está retornando com os serviços, também quero destacar que vamos entrar em contato com os responsáveis da obra da quadra de esportes para resolver definitivamente aquela obra no distrito. Temos que saber a real situação e de como se encontra a obra, a comunidade precisa de uma respostas dos responsáveis, precisamos saber do responsável se vai entregar a obra ou não.

Andreazo Alves - Devemos analisar o planejamento que é o Plano Plurianual - PPA de todas as ações que devem ser feitas em nosso município. Estou há 5 anos como vereador, infelizmente não conseguimos se quer colocar uma ponte metálica no Vale do Apodi. Outra problemática é a drenagem do bairro Baixa do Caic, infelizmente não temos sequer o projeto. “Traga o projeto para ver quanto custa” disse o ministro Rogério Marinho, em evento que aconteceu na cidade de Caicó.

Laete Oliveira - Parabenizo a todos parlamentares pelos debates, é salutar o exercício da democracia e temos que respeitar. A casa já recebeu o Plano Plurianual - PPA e foi muito bem representado, esta casa tem que representar todos, não somente a “A” ou “B” esta casa tem o dever de promover uma audiência pública para debater com a sociedade civil organizada, e ouvir todos os segmentos da sociedade sobre a elaboração do PPA. “É equivocado se não ouvirmos o povo!”

Charton Rêgo - O governo Alan Silveira escuta o povo, no momento que ele mais precisa do apoio do legislativo, para se consiga enfrentar os principais problemas do município. O bom do debate é quando damos nomes aos bois. Menciono o atropelo que foi os trâmites legais com a antecipação de uma eleição da nova composição da nova mesa diretora. Falar de democracia em que às pressas colocam uma votação para antecipar uma eleição. Ninguém engana mais, hoje temos as redes sociais para todos saberes o que acontece durante as sessões. Na próxima semana será dado a ordem de serviço para o novo cemitério, temos a obra em curso do novo açougue público municipal.

Ultima visualização: 08/12/2021 02:41